Dicas Istambul

Istambul nos reserva uma surpresa atrás da outra…É uma cidade cheia de cheiros, sabores, experiências, temperos…Antiga Constantinopla, é a maior cidade da Turquia, e se localiza no Estreito de Bósforo, separando a Europa da Ásia (a cidade tem seu lado europeu e seu lado asiático, é só atravessar a ponte do Bósforo – ponte Ataturk). A moeda é a lira turca, e a cotação é quase a do real, o que torna as compras em Istambul irresistíveis!!! Bom, atrações não faltam, os lugares são lindos! 

PONTOS TURÍSTICOS              

– “Grand Bazaar” – Mesmo com mais de 5000 lojas lotadas de turistas, o Grand Bazaar é imperdível…impossível resistir aos olhos turcos, tapetes e almofadas de kilim, pashiminas e colares de pedras.      

Mesquita Azul – Feita por Sultanahmed para confrontar a Santa Sofia, a Mesquita Azul é linda. Verificar horários das orações, pois nesses horários a mesquita fecha e não se pode entrar ou sair.    

Mesquita Azul

– Santa Sofia – A antiga Igreja católica acabou virando mesquita após a invasão de Constantinopla. A praça Sultanahmed a separa da Mesquita Azul.             

Santa Sofia

 

– Palácio de Topkapi – Palácio gigantesco, jardins enormes e vista espetacular para o Bósforo. Visitar a ala do harém do sultão.              

– Palácio de Ciragan – (lê-se “tchiraan”) – O Palácio hoje é palco de grandes festas, casamentos e eventos. Ao lado do palácio foi construído o Hotel Ciragan, inclusive o acesso ao palácio se dá pelo hotel. Dá para se hospedar no Hotel ou no Palácio, mas as diárias do Palácio são um absurdo para um mortal qualquer…De frente para o Bósforo, tem vista deslumbrante.              

– Passeio de barco no Bósforo – Os barcos partem da estação Kabatas. Lindo!              

– Bairro Nisantasi – Lojas chiques, como se fosse uma Oscar Freire, é um passeio gostoso.              

– Taksim Square – Antigo centro de distribuição de água em Istanbul. A praça Taksim é super movimentada, com comércio intenso. A rua Istikal, famosa rua de Istambul, na Taksim Square, tem um passeio de bondinho.              

RESTAURANTES              

– Anjelique: (meu preferido!!!!) – Sem dúvidas o melhor restaurante de Istambul. Pedir ao concierge para reservar mesa de frente para o mar! A paisagem à noite é inesquecível, avista-se a Ponte Ataturk, que fica mudando de cor, super romântico!Pedir um bom vinho (a carta de vinhos tem bons preços). A entrada do restaurante é um pouco escondida, você vai ter que acabar perguntando. Dá para chegar de barco no restaurante, mas isso é mais feito durante o dia, porque alugar um barco à noite é complicado por lá. O risoto de trufas com camarão é de babar! No andar de baixo do restaurante servem comida japonesa.             

Risoto de camarão com trufas do Anjelique

– Ullus 29: No meio de uma colina, é um restaurante super reservado, lindo de morrer!Comida turca e internacional, tem uma vista incrível.            

– Ask Café: Sanduíches e quiches.              

– Mia Mensa: Restaurante italiano.              

Para quem não se adaptar à comida e ao tempero turco, Istambul tem Mac Donald´s e Burguer King!!              

– Boate Reina: Moderna, toda aberta e de frente para o mar, drinks e jantar na parte de cima, que tem restaurantes de cozinhas variadas, mais tarde vira balada.              

HOTÉIS               

– W Hotel              

– Four Seasons              

– Ajia Hotel              

– Ciragan              

Ciragan

Seguem abaixo sugestões de sapatos para a viagem…Salto alto para o jantar romântico e sapatilha para visitar as atrações turísticas. Levar também na mala uma bota, pois por lá é comum chover do nada!A bolsa tem que ser prática (uma ótima escolha é a bolsa tipo carteiro). Não se esquecer da pashimina, pois nas mesquitas é obrigatório se cobrir para entrar.    

Looks de Reveillon

Trench-coat: Burberry  

Scarf: Missoni  

Óculos: Marc Jacobs  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>